terça-feira, 7 de maio de 2024

Simplificação da técnica

 FH

Já escrevi em algum lugar que considero minha preparação do FH muito longa, causando atraso no golpe. Que tal preparar com a cabeça da raquete um pouco menos em pé e mais na horizontal? Apenas lembrando de manter o punho armado (isto é, em extensão).

BH topspin

A melhorar: força no antebraço (fisioterapia, musculação) e preparação (mais de lado, quase de costas para a bola, olhando por cima do ombro direito). Manter o braço direito esticado. Gostei da aula do Intuitive Tennis.

------------------

Corda a testar: Luxilon 4G @ 40 lbs.


Defenda seu BH

 Assisti um jogo amador, no qual um dos caras era meio gordo, com um FH estranho mas eficiente e um BH slice parecido com o meu.

Lição: ao ser atacado no BH, não tenha medo de fugir para bater o FH e arrisque mais o BH slice na paralela, já que tenho confiança nele. Defendendo na paralela, obrigo o oponente a bater outra paralela se quiser achar meu BH novamente, o que é mais arriscado que cruzar para meu FH.

----------------------

Lição de Steffi Graff: devolução de saque fechado no deuce na paralela, saindo para o lado esquerdo do adversário e devolução de saque aberto na vantagem cruzado bem angulado (mirar na junção da linha do saque/linha lateral).

domingo, 5 de maio de 2024

Six One revisited

 Depois de passar mais de um ano jogando praticamente só com a Pure Drive versão antiga, resolvi voltar para a Six One.

A Pure Drive me ajuda bastante no saque. Aprendi a controlar melhor o slice BH e o FH. Do lado do FH percebi que tenho que caprichar na geração de topspin para controlar a bola, o que não é muito natural para mim.

A Six One é mais difícil para sacar, pega menos efeito. Mas no FH, o controle é muito melhor para minha batida mais chapada. E o slice BH sai veloz e baixo. 

Quanto ao BH topspin, é difícil acelerar por causa do peso da raquete, mesmo com a cabeça mais leve.