sábado, 27 de junho de 2026

Torneio interno

  Sliceman VS LG 

  Vitoria de LG em sets diretos: 7/6 (tie 7-4) e 6/4

  Canhoto, DHBH, rápido, consistente e muito calmo.

   Apesar de canhoto, o saque não foi difícil de devolver. Ganhou vários pontos subindo à rede, apesar de não ter um smash bom. Tentei passar várias vezes tanto na cruzada como na paralela e ele voleou bem. Tomou alguns lobs, isso é fato.

   Do meu lado, acho que joguei bem, apesar da derrota. Poucas duplas faltas, poucos erros de devolução de saque. No caso devo dar crédito ao meu adversário, que conseguiu ser um pouco mais agressivo da linha de base e também na rede.

  Raquete I (TF40 305 com 4G @ 50 lb).

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Reduzindo erros em jogos

    

    Isso é básico mas não custa relembrar.

    Jogar concentrado visando evitar:

    - Dupla falta: ser conservador ao sacar, dar prioridade ao saque aberto dos dois lados. No meu caso isso aumenta a porcentagem de acerto. Tem a vantagem de abrir a quadra.

    - Erro de devolução de saque: não tentar ser agressivo, apenas tentar devolver funda no meio. Ser agressivo na devolução aumenta muito o risco de erro não forçado.

    - Bola saindo na lateral ou ficando na rede: dar margem de segurança, com boa altura acima da rede e bem dentro das linhas laterais. 

    -  Em situação neutra na troca de bola, priorizar a cruzada. A troca de direção deve ser usada com parcimônia.

   -  Sendo pressionado, é melhor jogar simples do que tentar a passada espetacular ou o ângulo absurdo. Faça o adversário tentar o winner em cima da sua bola defensiva. É melhor que dar o ponto de graça.

----------------

      Fiquei assistindo a jogos amadores no YT e achei um jogador com um estilo parecido com o meu, conseguindo ser bastante competitivo. Poucos erros não forçados, saque conservador, devolução quase nunca agressiva. Quando o adversário sobe para rede após atacar seu BH, ele se defende na maior parte das vezes na cruzada, com slice mesmo. Em trocas de bola, usa bem os ângulos, mandando frequentemente na direção da junção linha de saque/lateral. Nem precisa ser  no limite, às vezes no centro do box e angulada já basta.

     

   

   

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Novos encordoamentos

   

   Nos últimos jogos e treinos em paredão achei que os encordoamentos não estavam bons, a bola estava ficando mais na rede e andando menos.

   Raquete I (TF 305g 18 x 20): 4G @ 50 lb

   Raquete II (idem): Adrenaline @ 48 lb


   ------


   Joguei duplas ontem e testei as duas raquetes. Gostei mais da I, com 4G @ 50. É mais firme mas tenho mais confiança para acelerar. 

   De todo modo, é bom ter um encordoamento mais macio, dependendo da bola usada o contato é melhor.



quarta-feira, 17 de junho de 2026

Posição inicial dos pés ao sacar

   Ultimamente tenho reparado na posição inicial dos pés para sacar. O pessoal da ATP frequentemente fica com os dois pés praticamente paralelos à linha de base, ao passo que eu costumo deixar o esquerdo mais apontado para frente.

  Hoje testei ficar com os dois pés mais paralelos. Parece melhor.





quarta-feira, 27 de maio de 2026

Segundo serviço (SS) e FH/BH

    

      SS 

      Uma nota para mim mesmo:

     - O meu SS é mais incerto do lado da vantagem. É bom dar prioridade deste lado ao treinar.

     - Mouratoglou já tinha me dito que uma causa muito frequente de dupla falta é o toss incorreto. Concordo. Testei hoje e o toss para SS que funciona melhor é o de 11 horas, caindo até um pouco atrás da cabeça. Dá para salvar um toss errado quando ele cai um pouco mais atrás. Salvar quando ele fica muito para frente não dá.

      FH/BH

      


   No FH, o contato a ser mentalizado é de 5 para 11 horas, olhando a bola como um relógio.
   No BH é de 7 para 1 hora.



O contato no FH é sempre à frente do corpo, mas parece mais correto se ficar mais perto/alinhado em relação à trajetória da bola (seta azul). Não bater muito longe do corpo (seta vermelha).



     

   

domingo, 24 de maio de 2026

Larga o martelo, João!

    

    João Fonseca tem um grande FH, muito rápido e bonito de se ver. Mas até algum tempo atrás acabava exagerando e querendo acelerar bolas que não deveria, correndo riscos desnecessários. Eu entendo ele: para quem tem um martelo tudo parece prego.

     Hoje tentei implementar na vida real o meu "novo" FH. Parece melhor para bater bolas altas, gerando mais spin e profundidade, mas não está calibrado para atacar as baixas e o timing ficou um pouco pior.

     Devo ser mais seletivo e conservador ao acelerar o FH até me acostumar. Estou tentando martelar muita coisa que não é prego.



sábado, 23 de maio de 2026

Consolidando o FH

 

    Fiz um treino de saque e paredão, depois de muito tempo.

    FH

    A ideia era consolidar a nova técnica, liderando a aceleração com o cotovelo. Isso funciona, mas, como qualquer alteração, leva um tempo até ficar consistente e confiável.

    Depois de várias tentativas de padronização, revisei o check-list:

   - Preparação com a raquete "em pé" ou pelo menos com a cabeça da raquete acima do nível do punho. Inclinar o ápice da raquete para frente pode melhorar (imagem 1 abaixo)

 -  Na fase final do backswing, a face raquete deve estar "fechada", ou seja, quase paralela ao solo (imagens 2 e 3)


   


     Ajuda se fizer o FH no paredão em velocidade reduzida, com a raquete partindo da imagem 3 (sem fazer a preparação completa). Isso simplifica o aprendizado e vai dando noção do ponto de contato correto.

    - O punho deve estar estendido e depois em desvio ulnar no início da aceleração.

   - Liderar a aceleração com o cotovelo. Dá para bater também com o braço totalmente esticado, como o Alcaraz. Manter o cotovelo afastado do corpo (não bater com "jornal embaixo do braço").


    Saque

     Na tentativa de calibrar o segundo serviço, noto que o toss deve ser mais ou menos em cima da cabeça e não para dentro da quadra.