terça-feira, 28 de março de 2017

O que estou tentando mudar no FH

    O que o FH do Agassi, do Sampras e do B. Agut tem em comum? A primeira vista, quase nada, são jogadores de estilos diferentes. Eu mesmo nunca tinha reparado elementos comuns entre eles.
 
  1)  Olhando os videos dos golpes e lendo a respeito, o que percebi foi primeiramente que o grip é praticamente o mesmo (eastern/semiwestern), ou seja, bem conservador se comparado com a maioria dos jogadores atuais.

  2)  No fim do backswing, não existe o "pat the dog", momento em que a face da raquete fica paralela ao solo. O "pat" é bem evidente no FH do Federer, por exemplo.




  3) A terminação do FH é sempre alta, na altura do ombro.




      Meu FH sempre teve os dois primeiros elementos. A impressão é que o que falta agora é implementar a terminação alta ao invés do meu tradicional "windshield wiper" com terminação para baixo - esse golpe até pode ser executado, mas não deve ser o padrão.

      O que tenho sentido de diferença entre as terminações ao testá-las esses dias é que a terminação alta dá um contato mais sólido com a bola e é mais fácil gerar spin com controle. Mas isso é muito incipiente. Ao longo das próximas semanas veremos se é só uma teoria bonitinha ou se realmente é o que falta para melhorar o FH.

     Sampras, Agassi, B. Agut. Se eu tiver um FH que ao menos se pareça um pouco com qualquer de um deles, já estarei satisfeito.


2 comentários:

  1. Sharapova também. Grip conservador, sem pat e terminação no ombro esquerdo.

    ResponderExcluir
  2. Federer sofreu ontem para ganhar do B. Agut em Miami.

    ResponderExcluir