segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Condicionamento físico e lesões

Não faço um preparo físico específico para o tênis. Ultimamente tenho feito um pouco de musculação geral, com pouca carga, e uma parte aeróbica (esteira ou bicicleta).

Durante a faculdade eu costumava fazer corridas de longa distância (5 a 10 km) e aprendi com o técnico da equipe alguma coisa sobre estratégias de preparo (periodização) e treinos específicos de reforço muscular e coordenação. Mas esse conhecimento pouco se aplica agora. O esforço no tênis é mais de explosão, com corridas curtas. E no final, conta muito é habilidade, estratégia e a parte mental/emocional.

Nos últimos anos não tenho sofrido com contusões, mas às vezes sinto desconforto na região lombar baixa. Aprendi uns exercícios na fisioterapia e tenho feito em casa (ponte, prancha, alongamentos).

Um sinal físico de que ainda não tenho horas de tênis o bastante é que meus braços ainda são muito simétricos...

Esse é canhoto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário