sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O que aprendi sobre tênis no You Tube?


Boa parte do material publicado no You Tube é em inglês e depois de assistir a muitos videos de aulas e dicas, pelo menos aprendi um vocabulário que agora me permite entender bastante coisa pois os termos se repetem (até de modo cansativo) - unit turn, racquet head speed, open stance, footwork, backswing, lag and snap, pronation, trunk rotation, half volley, etc..

Fora isso, vi muitos videos dos profissionais, especialmente em câmera lenta. O FH do Nadal em câmera lenta parece mais rápido que o meu em velocidade normal.

Infelizmente não aproveitei muito em termos tenísticos, por motivos que já mencionei aqui.
Existem também ideias de difícil implementação, que exigiriam muito treino e um período longo de adaptação (possivelmente jogando pior) por levarem a uma alteração em cadeia no golpe a ser aprimorado. Por exemplo, se mudo minha empunhadura, o ponto de contato também se altera e o spin gerado também, o que leva a ter de criar mais (ou menos) velocidade horizontal.

Alguns canais apresentam um material gratuito e, se você se inscreve, eles acabam oferecendo o conteúdo pago "premium". Alguns cursos pagos parecem bons, a julgar pela propaganda que fazem, mas não a ponto de me convencer a comprá-los. Alguém aí já testou?

Canais que achei interessantes:

Daily Tennis Lesson : Brady, de Los Angeles, grava videos de curta duração com tópicos do tênis bem definidos. Explicações claras e objetivas em inglês fácil de entender.

Top Tennis Training : Alex e Simon, ingleses, dão aulas e apresentam filmagens de jogadores profissionais. Tem até um treino que fizeram junto com o Federer. Os videos são mais longos aqui.

Outros:

Essential Tennis : Ian Westermann, videos bem produzidos.
CTW Academy: Tom Avery,  um senhor simpático. Foi o primeiro a me dizer que a raquete deve ficar com face horizontal no backswing do FH, garantindo a verticalidade no contato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário