quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Meu malvado favorito II

Mr. Fugu, um cara grande e adiposo (1,80 m e pelo menos 130 kg), com golpes venenosos, cheios de spin.

Joguei apenas uma partida contra ele, num campeonato, perdendo em dois sets diretos (6/3 - 6/2). Foi uma partida rápida e inesquecível. Já descrevi o que senti ao entrar em quadra e vê-lo me esperando em post anterior.

No aquecimento, ele parecia displicente e confiante. Tinha bom controle de bola mas não mostrou nenhum golpe que impressionasse.

Começando a partida, aí sim, o estilo muito próprio de Mr. Fugu se revelou. O saque era estranho, tipo "waiter tray" , que saía com underspin e uma velocidade razoável. O FH não tinha um padrão, variando de chapado a balão com topspin (este utilizado quando estava pressionado, fora de posição). E no backhand, um slice mais chato que o meu.

Foi aí que me dei conta, como nunca antes, que tenho dificuldade de controlar bolas com underspin que quicam baixo. Se tentava exagerar a aceleração vertical da cabeça da raquete de baixo para cima, a bola ficava na rede ou subia demais, facilitando a vida de Mr. Fugu.

 No segundo set tentei forçar o BH dele com bolas altas para evitar o slice e comecei a ter algum resultado. Então fiquei exposto a um segundo ponto fraco: não tenho um golpe matador para bolas que sobram altas perto da rede. Tendo a ser conservador demais e acabo levando contra ataque.

Na metade do segundo set aconteceu algo que não é usual para mim. Fiquei sem paciência, depois de errar muito além do aceitável e já estava pensando em ir embora. Mr. Fugu estava destruindo também a parte mental.

Voltei na outra semana, só para assistir ao jogo seguinte dele. Mr. Fugu perdeu para o campeão do torneio, um rapaz bem atlético e com bons fundamentos em todos golpes. O que percebi é que este oponente, ao receber o slice baixo, não tentava atacar ou mudar o spin de modo agressivo, ele parecia empurrar a bola com um topspin suave, de baixo para cima, levantando-a.


   Estarei mais preparado na próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário